terça-feira, 10 de julho de 2012

wprogram.h not found. Problemas com Arduino

 Recentemente estive trabalhando em uma aplicação em Arduino que utilizava uma biblioteca com funções para sensores ultrassônicos. Ao tentar compilar a minha aplicação me deparei com a seguinte mensagem de erro:
error: WProgram.h: No such file or directory
 Obviamente recorri ao google para tentar encontrar uma solução para o problema. Descobri que houve uma mudança no nome de uma das bibliotecas utilizadas pelo Arduino. O nome dessa biblioteca mudou de WProgram.h para Arduino.h. Assim, para resolver o problema bastou substituir WProgram.h para Arduino.h na biblioteca de ultrassom que eu estava usando. Pesquisei um pouco mais encontrei a forma mais eficiente e segura de fazer essa modificação. Simplesmente substitui WProgram.h pelo código abaixo. 

#if defined(ARDUINO) && ARDUINO >= 100 
#include "Arduino.h" 
#else 
#include "WProgram.h" 
#endif

 Esse código verificará a versão do seu Arduino e escolherá a biblioteca certa para a sua aplicação. Pronto! Feito essa modificação a minha aplicação compilou sem problemas. Obs: essas modificações foram testadas no Ubuntu mas devem funcionar sem problemas no windows.

2 comentários:

  1. im with an error on the librays
    #include "WProgram.h"
    #include "SIM900.h"
    could you help me ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Which error do you get? Can you send me the error message?

      Excluir